Christiano SouSa

Gerente Executivo

ANDRITZ

Tema: Overhaul de Turbo Geradores – A produtividade em situações de alto risco.

Sinopse: No cenário atual da economia mundial, incluindo o Brasil, vemos os recursos da matriz energética cada vez mais escassos e, consequentemente, com PLD’s (custo de energia) cada vez maiores. Uma das saídas é a geração de energia pelas próprias indústrias (co-geracao), reaproveitando insumos e recursos internos, tornando-se um fator importante para incrementar sua competitividade no mercado, podendo inclusive na maioria dos casos exportar a energia excedente.
Dentro deste cenário, a manutenção de turbo-geradores (“Overhaul”) vem ganhando importância nas áreas industriais. Mas para que a manutenção obtenha bons resultados, melhorando a confiabilidade, a performance e a estabilidade na geração de energia, é necessário termos um processo estruturado que contemple todas as fases necessárias para a realização desta manutenção, desde o pré-planejamento até o retorno do turbo-gerador para operação normal.

Currículo: Christiano Sousa é Engenheiro Eletricista formado pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI) e Mestre em Sistemas Elétricos de Potência pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Com mais de 20 anos de experiência no ramo de energia elétrica, já atuou em empresas como ABB, Grupo ENDESA, AGGREKO, Concessionárias de energia e Consultorias nacionais e internacionais.
Foi responsável por projetos e implantações de Usinas Termoelétricas no Brasil, Oriente Médio, África e Europa, além de estações conversoras de energia. Desenvolveu sistemas de controle e proteção para subestações de energia de extra alta tensão e estações conversoras de energia, somando ao total mais de 10 GigaWatts implantados. Hoje é Gerente Executivo na ANDRITZ Maintenace Solutions e responsável globalmente pelo Centro Técnico, atendendo os mais de 24 contratos no Brasil e no mundo.